top of page

Como fazer um texto jornalístico?

  • Guilherme Augusto
  • 1 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

Se você não estuda Publicidade e Propaganda deve estar se perguntando. Como assim texto jornalístico? Pois é Publicidade e Propaganda tem muito não é pouco não a ver com Jornalismo. Vamos deixar de enrolação e vamos ao que interessa.

Toda produção de texto, oral ou escrito, deve levar em conta os componentes básicos das situações discursivas em geral: quem fala, para quem fala, com que intenção e, mediante esses elementos, como fala.

No jornalismo distingue-se, dois grandes gêneros: o jornalismo informativo e o jornalismo opinativo. Ao jornalismo opinativo, que trata da valorização explicita quanto aos acontecimentos, pertencem os gêneros: editorial, comentário, artigo, ensaio, resenha, coluna, crônica e carta; ao informativo, os gêneros: nota, noticia, reportagem, entrevista, serviço, enquete. Em linhas gerais, ao gênero opinativo pertencem a contestação, a crítica e o questionamento; ao informativo, os relatos de experiência e fatos.

A linguagem jornalística

O texto jornalístico visa narrar de maneira objetiva os acontecimentos que devem ser compartilhados. São textos de caráter informativo, que buscam informar os leitores sem deixar transparecer a opinião do autor.

O lead (na forma aportuguesada, lide) é, um jornalismo, a primeira parte de uma noticia, geralmente posta em destaque relativo, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. Trata-se de uma expressão inglesa que significa “guia” ou “o que vem à frente”. Na teoria do jornalismo, as seis perguntas básicas do lead devem ser respondidas na elaboração de uma matéria: “o que?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, “como?” e “por quê?”. Já o lead do texto de reportagem, ou de revista, não tem a necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. Sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado. O lead deve ser objetivo e pautar-se pela exatidão, linguagem clara e simples. Em resumo: quando bem elaborado, ele incita o leitor a ir até o final da notícia.

A técnica da pirâmide invertida

Ensinada nos cursos de jornalismo e usada como regra nas redações de jornais e revista informativas, a técnica surgiu na imprensa norte-americana no século 19. Significa, muito simplesmente, que numa notícia, depois do lead, todas as restantes informações são dadas por uma ordem decrescente de importância, de forma que, à medida que se vai descendo no corpo da notícia, os fatos relatados se vão tornando cada vez menos essenciais.

nnn.png

Pirâmide invertida, porque, em sua base, aquilo que é noticiosamente mais importante encontra-se no topo – em ordem muito distinta à que seguem, por exemplo, os estilos literários como a novela, o drama ou o conto, que geralmente usam uma linguagem de desenvolvimento do enredo com começo, meio e fim, em que o final é o ápice da narrativa.

Como é escrita a notícia?

Não existem formulas “amarradas!", mas sim diretrizes, que devem ser seguidas dependendo do tamanho e complexidade do tema (não do texto, pois um bom texto jornalístico deve ser o mais claro possível).

Título

Subtítulo(se houver necessidade). O subtítulo é também chamado de linha fina.

LEAD

1° paragrafo

Intertítulo(se houver necessidade)

2º paragrafo

3º paragrafo

Etc...

O texto jornalístico pode ser dividido da seguinte forma:

Artigo: texto interpretativo e opinativo, mais ou menos extensão, que desenvolve uma ideia ou comenta um assunto. Geralmente é assinado por algum articulista, ou jornalista do veiculo de comunicação.

Editorial: é a “opinião” do jornal ou da revista, representa seu ponto de vista, sua ideologia e o próprio modo de fazer jornalismo.

Entrevista: a entrevista é um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Com os dados nela obtidos, ele pode montar uma reportagem de texto corrido em que as declarações são citadas, entre aspas ou pode montar um texto tipo perguntas e respostas, também chamado “pingue-pongue”.

Matéria: tudo o que é publicado, ou feito para ser publicado, por um veículo de comunicação (jornal, revista, rádio e TV).

Notícia: relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade e de fácil compreensão pelo publico.

Reportagem: conjunto das providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: cobertura, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento, dentro de determinadas técnicas e requisitos de articulação do texto jornalístico informativo.

A Estrutura do texto jornalístico

A notícia é o relato do fato, com texto, geralmente, mais simples, seco. Você vai entender como funciona.

Você acredita que a notícia que ouvimos no rádio, assistimos na TV, lemos no jornal impresso ou na Internet é um fato em si ou é uma interpretação de um fato?

Antes de responder, observe por alguns segundos a imagem e responda.

bbb.png

O que você vê? Um coração?

Se você respondeu que sim, a sua resposta estava... Quase certa. Não se trata de um coração, mas de uma representação de um coração, não é?

Com a linguagem escrita não é diferente. Ela representa algo, como objetos, valores, ideias. Logo, a notícia não é o fato em si, mas sim uma interpretação desse fato.

Aqui embaixo está uma pequena notícia que tirei da apostila que foi disponibilizada pelo meu professor.

Escorpiões assustam Vila São José

Os moradores da Vila São José, no Ipiranga, estão assustados com o grande número de escorpiões que têm sido encontrados na região. Eles também se indignaram com a sugestão de um técnico da Vigilância de Saúde da Subprefeitura do Ipiranga que aconselhou a população a espalhar galinhas pelas ruas para resolver o problema.

Os moradores acreditam que a proliferação tenha começado em um terreno onde havia uma casa abandonada.

(Ipiranga News, 28/10 a 3/11/2004)

Veja que a notícia se estruturou em apenas dois parágrafos. O primeiro – chamado de lead – sintetiza os dados principais: quem, onde, o quê. Se o leitor ler apenas esse paragrafo, já fica sabendo se quer ou se precisa continuar a ler a notícia.

Na notícia do jornal Ipiranga News, os dados do Lead são:

  • Quem? : os moradores da Vila São José;

  • Onde? : na Vila São José, bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo;

  • O quê? : moradores assustados com a quantidade de escorpião na região.

Espero ter ajudado vocês.


 
 
 

Commenti


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Esse site irá te ajudar de alguma maneira. Vamos falar sobre Publicidade e Propaganda, sobre um dos cursos mais concorridos. Vamos mostrar fotos, vídeos, matérias de outros sites e nossas também. Marque como favorito nosso site e fique por dentro. 

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
Contato
 

Fale conosco. Nos mande mensagens falando sobre o site, o que pode ser melhorado, criticando o site, enfim fale conosco. 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2015| Wix.com | Guilherme Augusto

bottom of page